30 de out. de 2014

Abertura do diafragma (F)

É o sistema que regula a intensidade da luz que passa para o filme ou sensor, localizada no interior de todas as objetivas.

O diafragma é composto por lâminas finas e justaposto, o seu valor é conhecido como f ou f stop, e seguidos por um padrão número: f/1.4, f/1.8, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11 e por ai vai... É importante vocês saberem que quanto maior o numero f, menor será a passagem de luz para o diafragma.


Suas variadas aberturas não só regulam a passagem de luz como também influenciam em diversos efeitos de profundidade de campo, ou seja: o diafragma mais fechado proporciona maior foco e diafragma menor faz o oposto.

Exposição (EV)

Exposure value (EV), é o controle da entrada de luz que possibilita a alteração da foto em três valores positivos ou negativos.

O EV positivo é quando entra mais luz do que o padrão, ou seja: aumentar o EV é indicado para locais com pouca luz para que a fotografia não fique sub-exposta. As câmeras digitais automáticas permitem aumento em até +2.0.

EV negativo é quando entra pouca luz, sua diminuição é indicada em lugares que tenham bastante iluminação para que a fotografia não fique super-exposta. Com as câmeras digitais automáticas o EV é diminuído até -2.0.
Sub-exposta: é quando a foto fica muito escura sem cor ou luminosidade.

Super-exposta: é quando a foto fica muito clara, com branco estourado, sem cor ou luminosidade.


Spot: Modo para medir a exposição de uma área especifica da cena com uma área menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário